Este é um tema mais fácil de entender com o coração do que com a mente racional. ❤️
Porém, vale o esforço refletir mentalmente a respeito dele, pois conduz a um estilo de vida centrado nas esferas mais profundas de nossa existência. Nos ajuda a viver em um estado meditativo e menos limitado pelas condições físicas passageiras.
(🔊 Para ouvir esta mensagem em áudio, clique aqui)
Identifique-se com seu Eu Espiritual
Vamos considerar que você tem dois eus – um é espiritual e o outro é a sua personalidade ou seu eu físico. Mas qual é a diferença entre esses dois eus?
Antes de nos aprofundar nesta questão é importante deixar claro que essa é uma visão a partir da dualidade. Ou seja, é uma visão ilusória. Mas, que tem um grande benefício, que é, nos ajudar a compreender racionalmente como funciona essa dinâmica entre personalidade e essência espiritual.
A nível profundo não há essa divisão entre eu espiritual e a personalidade. Deixando isso claro, vamos ver agora algumas características do eu espiritual e dos eu físico (personalidade).
O eu espiritual é infinito já a sua personalidade é finita – tem início meio e fim.
O seu eu espiritual é imortal – não nasce e não morre. Ele é eterno. Está sempre presente e sempre existente.
A sua personalidade é mortal. Tem início, meio e fim.
O seu eu infinito não tem nome. É impossível dar um nome definitivo para o eu espiritual porque ele é infinito e eterno. Então, como dar limite para algo que é ilimitado? Não rola.
Já a sua personalidade tem um nome e características específicas. Algumas pessoas são mais extrovertidas. Outras são mais introvertidos. Algumas pessoas gostam de comer laranja. Outras gostam mais de comer banana. (risos)
Cada pessoa tem suas preferências e isso está tudo está no campo da personalidade.
Mas aonde eu quero chegar com essa definição de separação entre o eu espiritual e o eu físico que a nível profundo são uma coisa só?
Reconhecendo a Totalidade do seu Ser
A questão aqui é: qual desses dois eus você se identifica primordialmente?
Agora estamos entrando no assunto da meditação e espiritualidade. Nós somos culturalmente levados a crer que a nossa essência é a nossa personalidade. Que o seu nome e suas características pessoais são tudo que você é.
Esta é uma visão limitada da vida. Uma visão que vai te trazer o medo da morte. É uma visão que vai te trazer possibilidades limitadas para sua vida.
A minha sugestão, baseada em minha sensibilidade perante a vida e que também corresponde ao que dizem muitos professores de meditação, yogues e seres sábios da antiguidade, é a seguinte: se identificar com o seu eu espiritual (Imortal) primordialmente e em segundo lugar vem a identificação com a sua personalidade.
Eu pergunto a você: qual é a sua identificação primária? É com o seu eu espiritual ou com a sua personalidade?
A maioria de nós está identificado somente com a personalidade. Pelo menos a maioria do tempo. Até mesmo estudando sobre este assunto é difícil manter essa identificação com o eu espiritual por um longo período de tempo.
Isto ocorre porque a nossa programação para a limitação é muito forte. Mas, aos poucos, nós podemos nos lembrar, um pouco a cada dia, que a nossa essência é a imortalidade. É o infinito. É algo que está além da personalidade.
A afirmação que eu deixo como sugestão você pode fazer uma ou mais vezes por dia e evoluir dentro desse tema é a seguinte: “Eu sou um espírito infinito e imortal tendo uma experiência humana passageira na personalidade de (Seu nome).”
…
Eu espero que você tenha curtido essa dica de autoconhecimento.
Se você ainda não baixou o 📕 Ebook Gratuito Manual Prático de Saúde Vibracional e quiser se aprofundar em conhecimentos e técnicas para o seu bem-estar, prosperidade e sua saúde vibracional, clique aqui (link).
Eu sou Augusto Genehr.
Fique em paz.
Namastê 🙏🏻
Olá, bom dia!
Conheci seu trabalho quando busquei uma meditação guiada, fiquei encantada com a forma que utiliza os sons das taças tibetanas e como conduz a meditação. Quero continuar te seguindo e acessando as novidades que posta.
Muito grata pelo aprendizado.
Fernanda Lima
[…] Leitura sugerida: Identifique-se com seu Eu Espiritual […]