Todo mundo que pratica meditação com regularidade sente que se torna uma pessoa mais calma, centrada e feliz.
Agora, o que será que a ciência tem a dizer sobre o efeito da meditação no corpo físico?
Será que os benefícios da meditação são cientificamente comprovadas ou é apenas balela?
Veja abaixo os 5 efeitos positivos comuns da meditação que contém respaldo acadêmico.
Diminuição da atividade na amígdala
A amígdala é uma estrutura em forma de amêndoa no cérebro que é responsável pelo processamento de emoções, particularmente medo e ansiedade.
Pesquisas científicas mostram que a prática regular de meditação pode levar a uma diminuição da atividade da amígdala, reduzindo os sentimentos de ansiedade.
Aumento da atividade no PFC
O córtex pré-frontal (PFC) é uma parte do cérebro responsável por funções executivas, como tomada de decisões e regulação das emoções.
Pesquisas revelam que a meditação pode aumentar a atividade no PFC, levando a uma maior regulação emocional e redução da ansiedade.
Níveis aumentados de GABA
O GABA (ácido gama-aminobutírico) é um neurotransmissor que tem um efeito calmante no sistema nervoso.
Pesquisas científicas mostram que a meditação pode aumentar os níveis de GABA no cérebro, levando a uma redução da ansiedade e a uma melhora no humor.
Diminuição dos níveis de cortisol
O cortisol é um hormônio do estresse que é liberado em resposta à ansiedade e outros eventos turbulentos.
A pesquisa mostrou que a meditação pode diminuir os níveis de cortisol no corpo, reduzindo sentimentos de ansiedade e estresse.
Variabilidade aumentada da frequência cardíaca
A variabilidade da frequência cardíaca (VFC) é uma medição do tempo entre os batimentos cardíacos. A alta de VFC está associada a uma maior resiliência ao estresse e a um risco reduzido de ansiedade e depressão.
A pesquisa mostrou que a meditação pode aumentar a VFC, levando a uma redução da ansiedade.
…
Conclusão
Acredita-se que esses benefícios da meditação sejam o resultado dos efeitos combinados de atenção plena, controle da respiração e relaxamento.
Ao treinar a mente para focar e regular as emoções, a meditação pode ajudar a reduzir a ansiedade de forma fisiológica e sustentável.
Deseja introduzir o hábito da meditação na sua vida?
Te convido a conhecer a proposta diferenciada do Clube Vibracionais, uma comunidade online com práticas ao vivo semanais de meditação e yoga, além de diversos cursos e comunidade interna.